quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aprendendo a usar o que tenho em minhas mãos
















Êxodo 4:1,2 e 14:15,16
Há 4 anos atrás quando estive pela primeira vez em Caruaru (Pe), o Senhor em ensinou algo muito interessante na situação que eu vivi e me fez lembrar desses versículos.
Eu já pastoreava há alguns anos e havia em meu coração um desejo muito grande de desenvolver um trabalho na área social, mas por entender que não havia ainda condições físicas e financeiras para isso, eu vivia protelando esse assunto.
Ao chegar numa casa onde seria realizado um culto, na área rural, a alguns quilometros da cidade, eu conheci um povo que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, aprenderam a fazer o que tinha que ser feito com apenas aquilo que tinham em suas mãos. Isso lhes tinha sido ensinado por um homem (meu amigo, a quem admiro muito), chamado pr Eraldo, que ao chegar naquela região encontrou um povo desolado, frustrado, com a situação que viviam e com pessoas que haviam passado por ali e prometido muitas coisas a eles, mas nunca cumpriram. Eles se achavam desprezados e imcapazes de fazer algo, de alcançar algo.
E o que o pr Eraldo disse a eles mudou a sua visão: "vocês precisam aprender a trabalhar com aquilo que vocês têm nas mãos".
Precisamos aprender a trabalhar com aquilo que o Senhor pôs em nossas mãos!
Depois que Moisés tentou resolver o problema de seus irmãos de sua própria maneira, ele chegou a conclusão de que ele não seria capaz de fazer nada por eles, e quando Deus fala com ele e o chama para essa grande obra, ele retrocede. "E se não crerem em mim"? Perguntou ele, ao que o Senhor lhe respondeu: "O que é isso em tuas mãos"? Ele respondeu: "Um bordão".
Eu posso imaginar Deus pensando: " Então você tem tudo que é necessário para esta missão, você já tem a autoridade dada por mim, porque é isso o que esse bordão (ou vara) significa"!
No momento certo, ele usa essa autoridade para ser reconhecido como um enviado do Senhor.Lá adiante, quando ao sair do Egito, se encontram naquela situação tão difícil, enquanto a destruição parecia iminente, novamente Deus ordena para que Moisés usasse a autoridade em suas mãos, então um caminho por entre o mar é aberto para que o povo passasse a salvo, e após isso, Moisés usa da mesma autoridade para fechar esse caminho por sobre os seus inimigos.
Ele aprendeu a usar algo que Deus havia colocado em suas mãos, mas que por muito tempo havia passado desapercebido.
Aquele povo, lá do sertão, tinha um terreno para construir uma igreja, mas não tinham condições para isso, e nem alguém que os auxiliasse, mas resolveram trabalhar com o que tinham em suas mãos, e tudo que eles tinham era terra, um pouco de água, lenha seca e pedras. Então com as próprias mãos fizeram tijolos e os queimaram, e carregaram pedras para o alicerce, e após isso Deus enviou recursos para tudo mais, e hoje eles têm uma linda igreja naquele lugar.
O que eu aprendi?
Bom, quando voltei para casa, me sentia envergonhado, mas disposto a fazer como eles, usar o que Deus tinha colocado em minhas mãos. Alugamos um salão de um antigo mercado ao lado da IPG em Biritiba Mirim, começamos um trabalho de reforço escolar para 20 crianças da igreja e da comunidade em torno com a ajuda de 4 voluntárias da igreja. Hoje desenvolvemos 5 projetos em parceria com os governos federal e municipal, somando 220 vidas atendidas (crianças, adolescentes e jovens), sendo que 85 crianças são atendidas no sistema de jornada estendida, com café da manhã, almoço e café da tarde, contanto com o auxílio de 20 monitores contratados.
Aprendi algo glorioso lá naquele culto, no meio do agreste pernambucano: Que não há impossíveis para Deus! Que coisa interessante para um pastor, não é mesmo?
Mas infelizmente há muitos pastores desapercebidos disso, muitos até dizem para todos ouvirem que a igreja, a obra do Senhor não prospera porque o lugar não é bom. Já ouvi pastores dizerem que a obra não prospera porque o povo é muito pobre!!!
Talvez você que está lendo esse artigo esteja assim.
Para terminar, deixe-me acrescentar algo; Biritiba Mirim é considerada por alguns como uma das cidades mais pobres do estado de São Paulo, mas nós temos visto algo muito diferente disso a cada dia!
Que Deus os abençoe, e acredite: Aonde quer que o Senhor o enviar, o que quer que seja que Ele colocar em seu coração, Ele te dará os recursos necessários e fará de você um vencedor!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário