quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Qual o problema do apostolado atual?

João 13:1-17
Já faz algum tempo que venho notando que os ataques a visão apostólica vem sido intensificados, e isso tem causado em meu íntimo uma grande indignação, pois por mais que eu possa querer (com uma extrema boa vontade) compreender as justificativas que estas pessoas entendem que possuem, eu somente entendo que são pessoas que entendem muito pouco (ou nada) da questão de sermos todos membros de um mesmo corpo. Pois a mesma palavra que eles usam para justificar suas investidas é a mesma palavra que nos ensina que não devemos agredir o próprio corpo.
Essa indignação de que falo, diz respeito a principalmente "grandes homens de Deus", com larga experiência no pastoreio, recursos inúmeros, que gastam dessa forma, atacando o próprio corpo, muitas páginas de seus livros (que deveriam a princípio ser usados para edificar o corpo e não para agredí-lo), espaço tão precioso em seus sites, e tempo precioso (do próprio Deus) em seus púlpitos.
Ao ler alguns artigos de pastores e outros irmãos contrários a visão apostólica, podemos discernir algo muito parecido com ódio, isso mesmo, ódio, um sentimento que não deveria encher o coração de um vaso do Senhor, mas está lá.
Há uma lista não tão pequena, de pregadores que eu admirava muito, alguns que eram para mim grandes exemplos, e que agora, infelizmente, se tornaram num exemplo do que eu não posso ser como um homem (e servo) de Deus.
Mas depois de tanto ficar indignado, comecei a refletir e pensar em cada uma das "razões" que tais pessoas alegam ter para terem tamanha aversão ao apostolado, e qual não foi minha surpresa quando, em Deus, descobri que na verdade, se hoje uma grande parte (talvez a maior) das igrejas resistem ao apostolado (quase como se fosse algo que não vem de Deus), a maior parcela da culpa (se não toda ela) é nossa mesmo!
Sim, isso mesmo, é nossa, das igrejas que tem a visão apostólica, mas nem sempre tem a prática dessa visão!
Voltemos ao têxto bíblico, o trabalho desempenhado pelo Senhor Jesus naquele momento da ceiz com seus discípulos, simplesmente era o trabalho dado ao escravo mais desqualificado, ao mais desprezado da casa. Foi exatamente esse serviço desempenhado pelo nosso Senhor e Salvador!
Começa a ficar claro para voce onde eu quero chegar?
A Bíblia diz que Ele ensinou aos seus discípulos uma lição de humildade que eles jamais esqueceriam. Talvez eles fossem exatamente como eu e voce, e estivessem muito mais dispostos a se lembrar das grandes lições de vitória, do que daquela lição de humildade.
Concordamos sempre em que o Senhor Jesus foi e é e continuará sendo o nosso maior exemplo de tudo, mas não costumamos nos lembrar de que Ele é o nosso maior exemplo de servo também.
E como servo Ele nos deu o maior exemplo de um apóstolo!
É interessante de se ver como são alguns apóstolos hoje:
- Se auto-intitulam como maior autoridade espiritual na cidade onde atuam.
- Se auto-nomeiam maior autoridade sobre pastores e igrejas.
- Se tornam pessoas quase que intocáveis ao povo.
- Antes de tudo, querem ser servidos ao invés de servirem como Cristo.
A visão que muitas ovelhas têm de um apóstolo hoje, infelizmente, é a de alguém muito superior a elas, daquele homem num terno impecável que não pode ser amassado com um abraço, que tem um carro muito luxuoso (tão luxuoso que não pode entrar na rua de barro de sua casa para lhe dar uma carona), daquele homem que prega naquele altar tão alto que ela não pode tocar nele, e que depois do culto sai por uma porta lateral (ou dos fundos) e vai embora sem chegar perto do povo.
Infelizmente, para muitos dentro das igrejas apostólicas, o dia em que podem receber uma simples oração de um homem desses é um marco para ser lembrado para o resto da vida!
Sabe meus amados, infelizmente cheguei a essa conclusão: de que temos uma grande parcela de culpa nessa rejeição.
A nossa culpa é a de termos desenvolvido (ou auxiliado de alguma forma a desenvolver) esse tipo de apostolado. Por mais que eu tente não consigo encontrar um lugar na palavra onde o ap Paulo se retirasse por uma porta estratégica para não passar no meio do povo, encontrei sim, uma situação no cap 9 de Atos, onde ele desce pela muralha dentro de um cesto para escapar de ser morto.
Quando olho para seu exemplo (de Paulo), vejo um homem que me parece ter entendido muito bem aquela lição dada por Cristo aos discípulos, um homem que acima de tudo era servo, do Senhor e de seus irmãos.
O Senhor tinha seus pés sujos da viajem, mas não se importou consigo mesmo, se inclinou em frente aqueles homens (que com certeza eram indignos dessa atitude) e lavou os seus pés!
Vejo que temos hoje uma grande responsabilidade, a de resgatar o ofício apostólico verdadeiro, não o que nós vemos hoje por aí afora.
Vejo que é chegado um novo tempo apostólico:
O tempo dos apóstolos que não buscam ser servidos pela igreja, mas buscam servir a igreja de Cristo.
O tempo de apóstolos de sapatos empoeirados, enlameados da estrada da pregação do evangelho, aonde for que o Senhor os mandar.
O tempo de apóstolos que serão rodeados por ovelhas, que terão o cheiro das ovelhas.
E com certeza, o tempo em que os apóstolos serão respeitados por serem servos, e não temidos por uma postura imposta.

Acima de tudo, para voce que não crê no apostolado, não condene o que voce desconhece, ore por nossas vidas, pois nós oramos por voces também, lembre-se que somos membros de um mesmo corpo, apóstolos, bispos, pastores etc vão todos morar no mesmo céu.
E voce que como nós, é membro de uma igreja apostólica, ore para que os apóstolos se tornem apóstolos ao exemplo do Mestre, e simplesmente sirvam.
A paz do Senhor Jesus!

Um comentário: